Viver para correr

Calçar um tênis confortável e partir para mais um treino de corrida. Quando não está no ar pela RBS TV, TVCOM ou Rádio Gaúcha, e entre um expediente e outro na redação da zero hora, é essa a atividade favorita do jornalista Tulio Milman. Aliás, um hábito cumprido religiosamente há, pelo menos, 10 anos.

Quando Tulio Milman começou a correr, o objetivo era cumprir uma prova de 5 km. “Fui convidado pelo meu personal trainer, Alexandre Mansur, mas fiquei em dúvida se conseguiria completar o trajeto de 5 km. Agora, neste ano, eu fiz uma prova de 100!”, comemora o jornalista, em tom de satisfação. Tulio se refere ao Cruce de Los Andes, no Chile, uma prova “casca grossa”, como ele mesmo define, com três dias de duração. “É uma prova dificílima, de 100 km percorridos nos Andes. Essa é uma prova para a qual me preparei todo o ano passado e, apesar de ter pensado em abandonar várias vezes, consegui completar o trajeto. Foi incrível!”, vibra.

Tulio (D) comemora a chegada do “Cruce de Los Andes”, ao lado do argentino Daniel Delgado

Mas, claro, essa conquista só foi alcançada depois de anos de treinamento. Para Tulio, trata-se de uma rotina levada com muita seriedade e comprometimento, conciliando com o dia a dia intenso de trabalho no Grupo RBS. Com uma agenda de treinos bem estruturada, ele realiza corridas de três a quatro vezes por semana, sempre intercalando treinos diferentes. “Por exemplo, no domingo eu faço um treino de maior distância; durante a semana faço um treino de ritmo, com intervalos maiores e um tempo determinado; e tem aqueles treinos que chamam de tiros, com corridas de velocidades mais altas, com intervalos mais curtos”, explica.

Se você já achou bastante, saiba que tem mais. Musculação, uma ou duas vezes por semana, com um treinamento específico para corrida, e a cada duas semanas uma fisioterapia para desfazer as contraturas. Junto de tudo isso, o olho atento à saúde. “Faço um check-up anual, sempre vou ao cardiologista, ao nutricionista… O cuidado com a alimentação e a hidratação é fundamental. Como eu quero correr até os 70 anos, eu realmente me cuido, sim!”, enfatiza.

Maratona de Nova Iorque foi uma das conquistas recentes do jornalista

Esse respeito aos limites do próprio corpo também é essencial. “Eu respeito  muito o repouso. As pessoas que correm (e eu também era assim) ficam em geral muito viciadas na atividade, querendo correr sempre mais, reduzir tempo com muita intensidade. Para mim, a corrida tem outro significado. É um momento de prazer, de diversão”, explica.

Além de tudo, Tulio conta que a corrida serve também como pretexto para outras atividades que também lhe agradam, como viajar, especialmente na companhia da família. “Quando fomos para o Chile [na prova El Cruce de Los Andes], ficamos uns 15 dias lá, durante os quais 4 eu fiquei correndo pelos Andes, enquanto minha esposa e minhas filhas me esperavam no hotel”, conta ele, assinalando que a compreensão e o apoio da família são fundamentais para mantê-lo na corrida. “A família realmente tem que ter um pouco de compreensão porque, se tu faz provas mais longas, isso sacrifica um pouco do tempo de convívio. São treinos muito puxados, que exigem uma vida regrada. Mas, para nós, é tudo muito tranquilo, porque eles sabem que isso me faz feliz e são todos muito parceiros”, declara.

“Volta à Ilha”, em Florianópolis, foi outra prova completada com êxito

Para quem pensa em se aventurar nas corridas, Tulio aconselha: “É uma atividade saudável até o limite. É um esporte físico, mas que exige muito da cabeça. Tem que saber respeitar seus limites, fazer acompanhamento”, enfatiza.  Mas, o resultado compensa. Segundo ele, a sensação de relaxamento e os benefícios sentidos em todo o organismo e até no humor mandam o estresse para longe e fazem dele uma pessoa cheia de disposição.

“Faço um check-up anual, vou ao cardiologista, ao nutricionista… Como eu quero correr até os 70 anos, eu realmente me cuido, sim!”  Tulio Milman, jornalista e corredor

 


Jornalista: Morgana de Mattos
Fotos: 
Jonas Adriano e divulgação
Nex Day – 13ª edição

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